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Ações promocionais nos pequenos estabelecimentos

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É possível aumentar as vendas sem muitos custos

Apesar de muitos pequenos varejistas acabarem deixando de lado o marketing do estabelecimento por causa de valores elevados, é possível adotar algumas ações com baixo ou nenhum custo. “Um pequeno ponto de venda não precisa de dinheiro para se promover, basta criar vitrines diferentes a cada 15 dias, com cores claras e chamativas, e variar as mercadorias das pontas ou da porta para que o consumidor que passa se sinta estimulado a entrar”, explica a consultora especialista em marketing no ponto de venda, Regina Blessa.

O primeiro passo para a ação mercadológica é a criação de um calendário de datas comerciais importantes, como Dia das Mães, Páscoa, Natal, entre outras. A partir daí, se nenhum funcionário tiver uma letra bonita, contrate um cartazista ou mande fazer banner ou faixas para destacar as promoções. É importante criar uma identidade visual que sempre indicará quando houver os descontos.

Assim como nos grandes estabelecimentos, pequenas lojas podem fazer “quinzena das tinturas”, “semana da mamãe e do bebê”, “dia da beleza e perfumaria”. Regina explica: “O consumidor brasileiro já sabe o tipo de promoção e oferta que encontrará em pequenos ou grandes supermercados e farmácias. Mas ele precisa ser sempre impactado pelo benefício que lhe oferecem. A forma e o resultado são o que fazem a diferença de um negócio em relação a outro”.

Outra opção muito utilizada é a distribuição de amostras grátis de xampus e cremes. Desde que estejam disponíveis, as companhias entregam os sachês aos varejistas que mantêm um relacionamento mais estreito.

Além disso, a dinâmica e posicionamento dos produtos é muito importante para o PDV, assim como mudar os itens que estão em promoção. “As gôndolas precisam ter vida e movimento o tempo todo. Por isso, o uso de displays e pontos extras pra vendas de produtos da estação também são de grande valia para alavancar as vendas e estimular o consumo por impulso”, avalia a consultora Ana Vecchi, especialista em ações promocionais no varejo e diretora da Vecchi & Ancona Consulting.

 

Fonte: DEC News edição 11 – Rodrigo Rodrigues

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